TRAVESSA FRANCISCO BORGES
| Praia das Gaivotas, Vila Velha - ES | 2019
2019
Projeto Conceitual de Requalificação Urbana e Arquitetura Paisagística de caráter socioeducacional da travessa situada na Rua Francisco Borges, totalizando uma área de intervenção de 450m².
CONCEITO
Proposta de requalificação urbana de intervenção total no cul-de-sac (parte final de uma rua sem saída) juntamente com os acessos esquerdo (Centro Comunitário) e direito (Igreja Nossa Sra da Paz) da travessa (4m x 100m).
As edificações de uso institucional não devem negligenciar o espaço, dessa forma foi proposta a instalação de parapeitos metálicos vazados de 90cm de altura e que o corredor permita ao mesmo tempo uma via de acesso a pedestres e a permanência de usuários. Na lateral posterior ao parapeito, foi padronizado o revestimento e a vegetação.
Um dos principais itens levados em consideração nesse projeto foi a acessibilidade para todos através, entre outros, da pavimentação adequada conforme a NBR 9050.
No espaço do cul-de-sac foi locado um coreto coberto rodeado de vegetação. No percurso do corredor, há áreas de permanência com pergolados com vegetação trepadeira para sombrear, pavimentação diferenciada e mobiliário urbano.
Outro principal item norteador de projeto foi a instalação de vegetação que trouxesse cor e enaltecesse à flora local, para isso foi utilizado gramíneas, herbáceas e os ipês amarelo e rosa.
Devido a rua possuir baixo tráfego de veículos, foi recomendado a substituição do asfalto por piso intertravado. Este é mais barato e simples de ser instalado e de realizar sua manutenção, retém menos o calor e permite mais a permeabilidade de águas pluviais.
ATENÇÃO!
Este é um projeto social conceitual de requalificação urbana sem fins lucrativos, elaborado exclusivamente, por livre e espontânea vontade, pela MILWARD ARQUITETURA, cuja proposta é fomentar a participação da comunidade, dialogar entre a sociedade e os órgãos administrativos, entre o poder público e o privado sobre as possíveis soluções de intervenção em ambientes físicos da cidade, visando, de forma democrática, obter a dignidade urbana (salubridade, mobilidade, habitabilidade e segurança) e social, repercutindo no âmbito, entre outros, da saúde, economia, cultura e turismo.
DADOS DO PROJETO
450m²
ÁREA DO TERRENO
-
ÁREA CONSTRUÍDA
-
NÚMERO DE MORADORES/USUÁRIOS