PRAÇA RAIMUNDO FREIRE 

 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

LOCALIZAÇÃO: Praia das Gaivotas, Vila Velha - ES

ANO: 2019

ÁREA APROXIMADA: 770m²

CLASSIFICAÇÃO QUANTO AO USO DO SOLO: urbano recreativo

TIPO DE PROJETO: Projeto Urbanístico e de Arquitetura Paisagística

ATENÇÃO!

Este é um projeto social conceitual de requalificação urbana sem fins lucrativos, elaborado exclusivamente, por livre e espontânea vontade, pela MILWARD ARQUITETURA, cuja proposta é fomentar a participação da comunidade, dialogar entre a sociedade e os órgãos administrativos, entre o poder público e o privado sobre as possíveis soluções de intervenção em ambientes físicos da cidade, visando, de forma democrática, obter a dignidade urbana (salubridade, mobilidade, habitabilidade e segurança) e social, repercutindo no âmbito, entre outros, da saúde, economia, cultura e turismo. 

 

MEMORIAL DESCRITIVO

Área de intervenção urbana da praça situada no cul-de-sac (parte final de uma rua sem saída) da rua Raimundo Mendes Freire, também no bairro de Praia das Gaivotas.

A praça, com aproximadamente 770m², encontra-se degradada e, de acordo com a proposta conceitual, passaria pelo processo de requalificação total: desenho e distribuição de mobiliário urbano em espaços projetados como o pergolado, a área elevada e outros; o fluxo de pessoas foi pensado em permitir o deslocamento de carrinhos de bebê, cadeirantes, idosos, pessoas portadoras de deficiência visual etc. Desta forma é proposta a utilização, entre outros, de pavimentação adequada, sendo essa antiderrapante e antitrepidante e a sinalização através de piso podotátil de alerta e direcional diferenciando, conforme às normas da NBR 9050:2015.

Há três edificações que possuem acesso pela praça, por este fato, uma área retangular com pavimentação diferenciada e a instalação de fradinhos foi delimitada para permitir tal acesso.

As instalações de iluminação possuem cabeamento subterrâneo e as lixeiras são instaladas ao longo do corredor e no cul-de-sac.

Outro item que se destaca no projeto, foi a instalação de vegetação que levasse cor e enaltecesse à flora local, para isso, utilizamos gramíneas, herbáceas palmeiras e os ipês rosa.

A rua classifica-se como via local de bairro de baixo fluxo de veículos, além de ser sem saída. Assim sendo é recomendada a substituição do asfalto por piso intertravado. Este é mais barato e simples de ser instalado e de realizar sua manutenção, retém menos o calor e permite mais a permeabilidade das águas pluviais.

Desenvolvido por Felipe Milward  © 2020    |    Todos os direitos reservados.