RESIDÊNCIA ARD

| 2020

Estudo de Viabilidade para um Projeto de Reforma Residencial de Arquitetura de Interiores de um apartamento de 120m² de área privativa.

CONCEITO


A planta do apartamento detém 120m² de área privativa, dispostos no ambiente integrado (sala de estar, TV, jantar e cozinha e lavanderia), home office, banheiro social, suíte com closet e quarto de hóspedes.

AMBIENTE INTEGRADO
Grandes espaços permitem múltiplos usos, aproveitamento da área útil, ventilação natural, salubridade e a integrabilidade. Tal Neste ambiente permite que os usuários possam se juntar, realizar uma reunião de amigos, e ao mesmo tempo em que está na sala, pode ter acesso à TV, ao mini bar, à mesa de jantar e à cozinha ou lavanderia. Grandes esquadrias contemplando toda a altura do pé-direito, isoladas internamente com persianas automáticas e sombreadas de forma calculada por brises na fachada (lado externo). O jogo de gesso do teto, com inclinações e cores diferentes agregam informação ao espaço, chamando a atenção do usuário. Utilizando materiais e texturas escuras, gera um efeito emocional de sofisticação, refinamento, audácia e jovialidade com pontuais tons de cores em determinados locais.

A bancada que separa em termos a sala de estar, tv e jantar da cozinha e lavanderia, permite seu uso efêmero. Tal bancada bloqueia parcialmente o espaço, tornando-o integrado. O formato retangular do ambiente permite o fácil fluxo dos usuários. Os armários foram trabalhados, principalmente sob a bancada. Uma hora vertical é proposta na área de serviço próxima à cozinha. Que sonho se todo apartamento possibilitasse esse uso!⠀

No corredor que dá acesso aos outros cômodos, adotamos revestimento de tijolinho branco e as portas escuras produzem contraste na decoração. O quadro compõe uma arte, um ornamento, no qual sempre implanto em todos meus projetos.

HOME OFFICE
Uma das grandes mudanças que fizemos nos últimos dois anos foi a de passarmos mais tempo em casa, em um espaço direcionado para trabalharmos: o home office. Revestimentos de tijolo são meu xodó. Eles compõem um estilo industrial. Algo para mostrar o porquê vieram. Uma grande mesa é fundamental para apoiar grandes plantas de projetos, entre outros. Uma TV para apresentação de projetos e propostas é extremamente útil. Assim como uma estante para livros e revistas. Assim é uma infraestrutura necessária.

BANHEIRO SOCIAL
Um banheiro com estilo industrial: eu amo! Lembrando que ao projetarmos um espaço, nesse caso um banheiro, além do conhecimento da técnica e da função, adotamos na estética o estilo arquitetônico no qual o usuário/cliente tem preferência. ⠀
Os revestimentos de porcelanato imitando cimento queimado trazem o estilo industrial ao banheiro. As louças (vaso sanitário e cuba de sobrepor) se destacam no ambiente, assim como o chuveiro em placa metálica. A iluminação difusa faz parte deste ambiente, possibilitando que o usuário descanse enquanto toma banho. É ótimo relaxar no banho, não é mesmo? ⠀

SUÍTE
Nosso quarto é o ambiente mais aconchegante que temos em casa. É um local de acolhimento e proteção. Para aumentar a sensação de conforto e atender às necessidades e estilo dos usuários, devamos projetá-lo atentamente.
O ambiente possui aproximadamente 25,00. A suíte é o principal cômodo íntimo do imóvel. A marcenaria com iluminação difusa separa, de certa forma, o dormitório do closet. O closet em formato em "C" permite a utilização de três superfícies (paredes), aumentando a área de para a marcenaria.
Reservando um espaço apenas para a guarda de vestimentas, calçados, acessórios, possibilitamos imergir o usuário à moda (juntamente com sua funcionalidade). Áreas de cabideiro e gavetas são essenciais. Os armários são fechados com porta de vidro de correr para permitir a visualização dos objetos locados em seu interior. ⠀
A cama proposta é padrão king (2,00 x 2,00m) com mesa de cabeceiras em ambos os lados e painel. Mas a melhor parte da ideia são as peças de espelho com diferentes direções. Gera movimento e reflete os raios solares. Atendemos às necessidades do usuário, criando também um painel para a TV e importante falar da implantação de ornamentos artísticos para humanizar o ambiente.⠀

Quanto ao banheiro da suíte, o mesmo tom é adotado nas louças, nos revestimentos e na marcenaria. A cuba também é preta! A torneira metálica fica "solta" na parede. O ambiente é separado do restante da suíte por uma porta de correr e há um nicho que se destaca dentro do box. O espelho possui iluminação difusa frontal instalada em sua estrutura.

QUARTO DE HÓSPEDES
Para o quarto de visitas foi proposto um guarda-roupa lateral, uma cama tamanho queen com cabeceira em uma lateral e o painel da TV em frente. Trabalhamos com iluminação direta e indireta.

 

DADOS DO PROJETO

-

ÁREA DO TERRENO

120m²

ÁREA CONSTRUÍDA

2

NÚMERO DE MORADORES/USUÁRIOS

IMAGENS DO PROJETO

Anterior
Próximo