top of page

RESIDÊNCIA INGB (Fase I)

Jardim La Salle, Toledo - PR, Brasil

2021

Projeto de Construção e Reforma residencial de Arquitetura de Edificações, Arquitetura de Interiores e Arquitetura Paisagística. A Fase I de reforma da Residência INGB consiste na reformulação da fachada frontal.

CONCEITO


Construir novas edificações em terrenos limpos é maravilhoso; te permite explorar a criatividade e utilizar dos melhores conceitos científicos da arquitetura convencional e da neuroarquitetura. Mas e quando a edificação já está concebida? Nesse caso, temos que reformar. A edificação encontra-se com a obra paralisada há alguns anos. Com isso, os proprietários decidiram reformular completamente a proposta original, adotando a concepção projetual proposta pela Milward Arquitetura. A propriedade não possui limites físicos frontais (como muros, cercas ou grades), apenas na parte da garagem. A testada de lote (perímetro do lote que se dá para o logradouro) é de 20m; sua longa dimensão linear nos permite investir na criatividade e propor soluções inovadoras.

Neste projeto residencial no Estado do Paraná, trabalhamos com diferentes volumetrias para trazer valor à edificação, permitimos que a entrada da residência fosse integrada à rua (sem bloqueios - muros ou grades) e adotamos uma parede dupla ripada para conforto térmico e como revestimento. O painel ripado que reveste a alvenaria possui duas funções principais: criar uma parede dupla com 5cm de afastamento para possibilitar o conforto ambiental e fazer com que o ar quente não adentre à edificação e também como um elemento de revestimento e estética. A calçada, com 4,9m de largura, permite a criação de um jardim com arbustos e uma área livre de passagens para pedestres (incluindo de cadeira de rodas e outras necessidades especiais de locomoção).

Adotamos uma mesclagem de vegetação, incluindo os pinheiros bastantes presentes na cidade, assim como palmeira, algave e ipê. Toda a parte frontal do terreno é gramada, atendendo à exigência de área mínima permeável e contribuindo para cidades sustentáveis. Através da neuroarquitetura, temos a diversidade de usos, revestimentos, texturas, cheiros e cores que agregam valor espacial, aumentam a gama de sensações dos usuários e possibilitam à conexão com a natureza e com o convívio.

Residência AKP

DADOS DO PROJETO

800m²

ÁREA DO TERRENO

430m²

ÁREA CONSTRUÍDA

3

NÚMERO DE MORADORES/USUÁRIOS

IMAGENS DO PROJETO

Anterior
Próximo
bottom of page