top of page

RESIDÊNCIA SGC

Praia de Itapoã - Vila Velha, ES, Brasil

2020

Projeto de Reforma Residencial de Arquitetura de Interiores de apartamento de 75m².

CONCEITO


O projeto de reforma de arquitetura de interiores da Residência SGC representa uma modificação completa na planta do apartamento 404 que contempla. O partido arquitetônico adotado baseado no Programa de Necessidades transformará o imóvel do início da década de 1980 em um apartamento integrado com materiais e tecnologia da década atual.

Os ambientes que irão compor o apartamento, por meio da proposta, consistem em Sala de Estar/TV/Jantar, Cozinha e Lavanderia Integradas (35,55m²), banheiro social (03,67m²), quarto (10,15m²), suíte (11,63m²) e banheiro da suíte (02,18m²).

AMBIENTE INTEGRADO DE SALA DE ESTAR, TV E JANTAR
O ponto de partida foi a remoção total da alvenaria que separa a cozinha da lavanderia e da sala de estar, tv e jantar. A planta desses ambientes será livre e integrada, a mesa de jantar de seis lugares localizará centralizada entre a viga, uma das portas de acesso será isolada, onde ganharemos mais uma superfície para ornamentos, a o layout da cozinha adotado será em forma peninsular com uma bancada para lanches rápidos e a cozinha integrada poderá ser isolada com o fechamento de portas flexíveis, aumentaremos a ventilação interna com uma nova esquadria para o fosso.
O piso de todo o apartamento (exceto dos banheiros) adotado será de porcelanato retangular retificado com aparência em madeira e instalados de forma de amarração.
Uma das paredes da sala de estar/tv/jantar foi revestida com painel cimentício 3D, com formato sinuoso, em sentido vertical.

COZINHA E LAVANDERIA
Todo o projeto que faço, evito ao máximo criar compartimentos (ambientes isolados) e os motivos são vários: (1) perde-se espaço útil com a alvenaria, (2) limita a quantidade e dimensão do mobiliário, (3) impede a ventilação natural, (4) diminui a insolação (entrada de luz solar), (5) isola os moradores e usuários, (6) reduz o espaço de circulação. Sou a favor de ambientes amplos, livres, abertos, integrados. E esse foi um deles!
Para este projeto incrível, a melhor posição para locar a mesa de jantar foi centralizada à viga aparente.
Os pendentes claros e retos completam a formação do espaço, fortalecem a locação da mesa e ainda tornam o espaço mais aconchegante em sua utilização.
Em ambientes antigos onde são propostos novos usos ou objetos, deve-se sempre observar a melhor forma de serem situados, para sempre facilitar a circulação de pessoas e permitir o conforto.
Como em todos os meus projetos, trabalho com a iluminação funcional e cenográfica em todos os ambientes. Dessa forma, você pode escolher qual quer utilizar, conforme a localização, o horário e o uso. Uma mais aconchegante ou uma para deixar bem desperto? ⠀
A mesa de jantar de 6 pessoas foi locada centrada à viga, o quadro de distribuição de energia será relocado, a cozinha possui sua disposição de bancada em forma peninsular e a lavanderia poderá ser camuflada com uma porta flexível com veneziana.
Os equipamentos de cozinha (geladeira, coifa com função exaustora, forno de microondas etc necessitam que o imóvel possua condições adequadas de capacidade e segurança quanto às instalações elétricas. ⠀
Ambiente integrado, cozinha americana. Desta forma, a ventilação natural circular sem barreiras por esse espaço. Incrível, não é mesmo?⠀
No apartamento há duas portas de acesso (a da sala – e que faz necessário passar por esse corredor entre os limites do imóvel e da divisória da cozinha) e o da cozinha. A proposta é audaciosa e contempla renovar por completo o espaço, demolindo a alvenaria que hoje limita a área social e a área de serviço, criando um ambiente único em forma de L de 37m² de área, ampliando totalmente o campo de visão, melhorando o uso, a circulação, a ventilação natural cruzada e a insolação.⠀
A suíte de serviço (comum nas décadas passadas) será transformado: o quarto fará parte do ambiente integrado, tornando-se a cozinha e o banheiro possuirá outra abertura para um outro quarto, transformando-o em suíte.⠀
A lavanderia estará isolada da cozinha e do restante dos ambientes quando sua porta de correr for fechada; esta porta é ripada de MDF, permitindo uma parcela de passagem da ventilação natural. ⠀

CANTINHO DA MEMÓRIA
No espaço reservado para o cantinho da memória nesse apartamento, isolamos a porta que antes dava acesso externo à cozinha e à lavanderia, revestimos com MDF ripado e deixamos um espaço para os moradores colocarem (pregarem) seus quadros adquirimos em suas viagens. É um espaço vívido, afetuoso e simbólico!

SUÍTE
A disposição da marcenaria do guarda-roupa em L com portas de correr foi a mesma que do quarto de seu esposo.
O painel acolchoado da cabeceira é antialérgico e assim como a cortina, ajuda a absorver o som, tornando o espaço mais aconchegante. A iluminação pode ser tanto a funcional quanto a cênica. Ainda há a criação da suíte e uma mesa para estudos.
Em frente à cama, é proposta uma estante com nichos para a guarda de livros, um painel de TV e uma escrivaninha. O projeto precisa atender as necessidades do cliente, sempre!
Como em todos os meus projetos, trabalho com a iluminação funcional e cenográfica em todos os ambientes.
Foi adotado o uso de cores claras, minimalistas, de tons pastéis e de madeira e texturas e vegetação para o "aquecimento" e aconchego do ambientes internos.

Eu gosto sempre de trabalhar nos projetos de reforma de arquitetura de interiores de banheiros, quando possível, criando uma lateral com todas as instalações hidrossanitárias (cuba, torneira, vaso sanitário, ducha higiênica, chuveiro e ralo) e manter sempre um corredor livre de circulação. Quando o espaço é apertado, o bom planejamento é essencial!
Na bancada em granito verde esmeralda, está instalada a cuba de semi-encaixe (pelo fato da profundidade da bancada ser pequena – menor que 55cm) e a torneira. O sanitário é convencional, sem ondulações laterais (para facilitar a higienização). O revestimento do box, para se destacar, é em porcelanato com textura de madeira de demolição.
Detalhe frontal para o chuveiro Acqua Duo da Lorenzetti (utilizo-os muito em meus projetos), o espelho que se destaca da superfície posterior.

QUARTO
O quarto da esposa foi desenhado para atender aos usos da mesma. A disposição da marcenaria do guarda-roupa em L com portas de correr foi a mesma que do quarto de seu esposo. Uma estante lateral para a guarda de seus livros e iluminação adequada.
O painel acolchoado da cabeceira é antialérgico e assim como a cortina, ajuda a absorver o som, tornando o espaço mais aconchegante. A iluminação pode ser tanto a funcional quanto a cênica.
Trabalhar com materiais absorventes de ruído no quarto é fundamental para atenuar os barulhos provenientes das ruas e dos outros apartamentos e claro, traz um conforto enorme ao espaço.
Porte de correr com espelho no guarda-roupa em L. Isso maximiza o uso do espaço e é super funcional!

BANHEIRO
Para este projeto, propus uma bancada grande em pedra branca esmaltada. A cuba também possui proporções grandes; isto é para permitir a usuária se maquiar neste ambiente. O ponto chave é o espelho com iluminação embutida.
Eu gosto de trabalhar em todos meus projetos de construção ou reforma de arquitetura de interiores residencial, de banheiros, o box com revestimento diferenciado, em espacial remetendo à madeira. Isto agrega valor ao espaço, estimula emocionalmente a curiosidade e a ligação com a natureza (emprego do design biofílico); além disso, há o nicho iluminado para a guarda de utensílios de higiene.
O destaque dessa imagem é para o box com revestimento em porcelanato em forma de lâminas de madeira de demolição, o nicho horizontal iluminado e os spots no box. Tomar banho pode e deve ser também um momento de relaxamento (com responsabilidade ambiental!). ⠀

Residência AKP

DADOS DO PROJETO

-

ÁREA DO TERRENO

75m²

ÁREA CONSTRUÍDA

3

NÚMERO DE MORADORES/USUÁRIOS

IMAGENS DO PROJETO

Anterior
Próximo
bottom of page