CANAL DE GUARANHUNS

| Praia das Gaivotas, Vila Velha - ES | 2019

Projeto Conceitual de Requalificação Urbana e Arquitetura Paisagística de caráter socioeducacional do trecho do Canal de Guaranhuns, em Praia das Gaivotas, totalizando uma área de intervenção de 28.000m².

CONCEITO


Como maior área de intervenção social da Milward Arquitetura, temos o projeto conceitual de requalificação urbana do Canal de Guaranhuns (trecho de Praia de Gaivotas, Vila Velha – ES), abrangendo, aproximadamente, 28 mil m².

Juntamente com outras publicações em que levanto o tema de “analfabetismo urbanístico”, a ideia desse projeto é, de certa forma, atingir o cidadão comum. Aquele que não é ou que não está inserido dentro da arquitetura e urbanismo e consequentemente da construção civil para clarear e mostrar, através de imagens volumétricas uma proposta (dentre várias possibilidades) de transformar o espaço altamente excludente e desurbanizado em uma área de dignidade social, econômica e ambiental.
O município de Vila Velha, assim como inúmeros outros no Brasil conta com o processo de abandono de infraestrutura e mobilidade urbana em diferentes graus.

Acredito que desta forma de trabalho social, no qual não houve qualquer lucro em projeto, posso transmitir a todos a reflexão sobre o assunto, da importância do arquiteto e urbanista na intervenção urbana e na alfabetização do cidadão e exigir do poder público e da população uma cidade digna, segura, saudável, agradável e democrática para todos que habitam ou transitam pela mesma.
O projeto proposto foi elaborado para uma intervenção de 300m lineares ao redor deste trecho do Canal de Guaranhuns (no caso de uma real intervenção, este projeto será aplicado em 3km de extensão). O maior desafiou desse projeto é o de saneamento básico. Despoluir o canal e direcionar o esgoto dos imóveis irregulares para a rede coletora.

Como identidade de meus projetos, toda as cores da vegetação são transmitidas pelos ipês amarelos e rosas, pau-brasil, palmeiras, gramíneas e herbáceas. Todas da Mata Atlântica.
São propostas 5 pontes ao longo do canal para pedestres e ciclistas unindo ambos os lados, facilitando o acesso e a mobilidade.

O fluxo de veículos e pedestres foi redistribuído, facilitando a mobilidade urbana. Todo o mobiliário urbano como diferentes tipos de bancos, lixeiras e iluminação pública, assim como o deque de madeira uniforme possibilita diferentes materiais, cores e texturas para os usuários e pergolados com acentos para os usuários permanecerem no local.

Trabalhei com diferentes níveis dos passeios para que os usuários desfrutem da paisagem em diferentes alturas e a pavimentação com piso antiderrapante e anti trepidante.

O grande marco desse projeto de requalificação urbana consiste em:

1) Saneamento básico
2) Despoluição do Canal de Guaranhuns
3) Limpeza do local⠀
4) Obras viárias⠀
5) Instalações e equipamentos urbanos⠀
6) Vegetação⠀

ATENÇÃO!
Este é um projeto social conceitual de requalificação urbana sem fins lucrativos, elaborado exclusivamente, por livre e espontânea vontade, pela MILWARD ARQUITETURA, cuja proposta é fomentar a participação da comunidade, dialogar entre a sociedade e os órgãos administrativos, entre o poder público e o privado sobre as possíveis soluções de intervenção em ambientes físicos da cidade, visando, de forma democrática, obter a dignidade urbana (salubridade, mobilidade, habitabilidade e segurança) e social, repercutindo no âmbito, entre outros, da saúde, economia, cultura e turismo.

DADOS DO PROJETO

28.000m²

ÁREA DO TERRENO

-

ÁREA CONSTRUÍDA

-

NÚMERO DE MORADORES/USUÁRIOS

IMAGENS DO PROJETO