Residência INGB (Fase III) | Jardim La Salle, Toledo - PR | 2021

 

CONCEITO

Sala de Estar e Jantar

A proposta para a sala de estar e TV é de promover a integração e o seu multiuso.

O rebaixamento de piso para a locação do sofá em formato de "C" para dez lugares incentiva a curiosidade e dá aquele "empurrãozinho" convidando que o usuário utilize o espaço.

Utilizamos tons e cores claras e neutras, foi trabalhado um revestimento tridimensional cimentício na maior parede para gerar movimento e trabalhar o efeito de luz e sombra. O painel de mdf entre a sala e a cozinha foi proposto de tal forma a isolar o ambiente, valorizar o espaço e proporcionar a guarda de taças e copos na cristaleiras e outros utensílios no armário e no aparador.

Além da iluminação cênica e funcional, serão instalados no gesso as evaporadoras do condicionador de ar e um projetor de imagens e caixas de som.

Cozinha

A cozinha possuindo uma ampla área de 28m² permitiu que trabalhássemos de maneira bem livre às soluções para este ambiente.

Um ambiente amplo ou um ambiente pequeno não determinam sua eficiência e qualidade para os usuários. A disposição dos mobiliários fixo (bancadas, pias, cubas, torneiras, fogões etc) e móvel (cadeiras, mesas, ornamentos), a circulação, os pontos de tomada, interruptores e de iluminação e a circulação influenciam (e podemos dizer que determina) a qualidade do espaço.

Para esta cozinha, propomos uma bancada de grandes proporções (340cm de comprimento X 90cm de largura) no meio do ambiente (criando uma ilha), onde locamos o cooktop e a coifa com função exaustora e duas torres de tomadas. Sob a mesma, compartimentamos a marcenaria com gavetas e gavetões para auxílio de quem estiver cozinhando. Separado por 120cm de largura para circulação, próximo à alvenaria, há outra bancada com uma cuba de inox brilhoso com dois compartimentos, uma torneira flexível, uma calha úmida embutida, uma lixeira de inox embutida e a lavadora de louças.

Os espelhos amplificam ainda mais o ambiente e juntamente com a iluminação no forro de gesso, dos revestimentos de cimento queimado, da vegetação ornamental, da bancada em marcenaria, das cadeiras acolchoadas e da climatização, trazem conforto, eficácia e aconchego, tornando a cozinha (como é de cultura dos moradores) um espaço altamente procurado não só para o preparo e consumo de alimentos, mas também como um espaço de convívio e compartilhamento de vivências.

Lavabo

No lavabo, diminuímos seu tamanho original e rotacionamos seu formato para permitir maior entrada de insolação na sala de estar. Trabalhei com uma superfície da alvenaria revestida com porcelanato tridimensional e as restantes com papel de parede.

 

Home Office

Se eu pudesse falar qual área de uma residência (casa ou apartamento) que mais foi fomentada em 2020 e 2021, com certeza é a do home office. 

Na Residência INGB, o home office situa-se próximo à sala de estar e jantar e à cozinha, ou seja, na área social. Um ambiente de aproximadamente 6m² que atende até duas pessoas ao mesmo tempo, possuindo a marcenaria projetada ergonomicamente que atende de forma eficaz os usuários.