top of page

RESIDÊNCIA TMZ (Fase II)

Interlagos, Vila Velha - ES, Brasil

2021

Projeto de Reforma Residencial de Arquitetura de Interiores de residência unifamiliar de dois pavimentos.

CONCEITO


A edificação projetada em 2015 para um terreno de 11m (largura) x 35m (comprimento) possui 2m de afastamentos laterais, conforme exigência do Plano Diretor Municipal (PDM) de Vila Velha - ES. Em função disto, a casa possui uma planta mais alongada.

AMBIENTE INTEGRADO DE SALA DE ESTAR, JANTAR E COZINHA
Quanto ao Programa de Necessidades, o casal necessitada de um ambiente integrado de sala de estar e jantar e a cozinha. A residência deveria possuir dois pavimentos e a escada deveria ser um destaque do projeto. O casal também mencionou que gostaria de que houvesse a existência de elementos naturais (mais propriamente de plantas) dentro dos ambientes.
Como solução, propus uma casa longilínea com uma porta pivotante frontal, criando um corredor único que vai desde à entrada até à cozinha. A sala de estar fica à direita, com mobiliário disposto em "C", uma mesa de jantar para oito lugares à frente e uma cozinha integrada com bancada em seguida.
Atendendo à exigência dos usuários, a escada possui dois lances paralelos de degraus, deparados por um patamar e a mesma é engastada na alvenaria. O corrimão é de aço inóx e o primeiro degrau avança para o corredor. A escada situa-se em uma área de jardim de inverno, mesclando-se à parte externa da edificação por meio de três grandes esquadrias pivotantes que além do mais, permitem a entrada de luz e ventilação naturais.
A ventilação cruzada neste ambiente integrado é excelente para o conforto ambiental. O imóvel localiza-se a uma quadra do mar e de acordo com as características climáticas do local, os ventos marítimos refrescam todo o espaço! As cortinas absorvem o ruído, contribuindo para o conforto acústico.
A cozinha integrada à sala de estar, distrubuída em forma de península (bancada em "L") permite a integração do espaço com o restante do ambiente (sala de estar, entrada, escada e o jardim interno). A marcenaria é disposta sob e sobre a bancada. A geladeira é encaixada no nicho e o espaço é aproveitado ao máximo. A cuba dupla de inox, juntamente com a torneira monocromática flexível permitem lavar a louça com rorganização e agilidade.

SUÍTE DO CASAL
Os usuários queriam a suíte do casal bastante ampla com espaço para o closet e um banheiro igualmente grande. Devido ao formato longilíneo da edificação (em função das restrições do PDM - Plano Diretor Municipal), localizamos o quarto na parte frontal do pavimento superior e o banheiro mais à frente. Ao adentrar no ambiente de mais de 27m², o usuário chega inicialmente no closet do casal, com guarda-roupa trabalhado em marcenaria em "U" e uma penteadeira.
A área da cama queen, as duas mesas de cabeceira e a tv suspensa em frente são separados do closet por um painel ripado. A TV é estruturada em um suporte metálico instalado na laje, permitindo com que ela (a TV) possa ser rotacionada para qualquer direção. Há a janela lateral e uma planta porte de correr frontal que permitem a insolação e a ventilação natural cruzada no ambiente, permitindo o conforto ambiental e a salubridade.

LAVABO
O lavabo situado no pavimento térreo, próximo à cozinha e a sala permite aos moradores e visitantes utilizarem o ambiente. Um painel de mdf com superfícies em diferentes angulações trazem diferentes volumetrias pelo efeito de sombra e luz. As dimensões de um lavabo geralmente são menores que as de um banheiro. São ambientes que situam-se próximos aos setores sociais de uma residência, como salas de estar, tv e jantar.

Residência AKP

DADOS DO PROJETO

385m²

ÁREA DO TERRENO

225m²

ÁREA CONSTRUÍDA

4

NÚMERO DE MORADORES/USUÁRIOS

IMAGENS DO PROJETO

Anterior
Próximo
bottom of page